Melhorar o seu curriculum? Sim ou Não?
A sua carreira profissional nunca fica parada e o seu curriculum deve ser um mostruário dessa dinâmica. Se o seu Curriculum não sofre alterações há algum tempo é sinal de desleixo ou de falta de dinamismo. Ambos são fatores negativos que são tidos em conta na hora do recrutamento.
Não precisam ser grandes transformações ou estar sempre a modificar o template do seu curriculum. Muitas vezes bastam pequenas melhorias para que o seu curriculum passe a estar atualizado e a ser muito mais procurado na hora de encontrar emprego.
VEJA AQUI 8 DICAS QUE LHE PERMITIRÃO MELHORAR O SEU CURRICULUM DE FORMA RÁPIDA.
1 – Erros de Português
Os erros de escrita, mesmo os mais simples e básicos dão um sinal de desleixo e falta de atenção por parte do candidato. Lembre-se que o curriculum é um documento que o está a representar em frente ao seu possível recrutador. Se tiver erros gramaticais ou gralhas, as suas hipóteses de ser contratado baixam drasticamente.
2 – Valorize as sus competências
Já sabe falar algumas línguas. Opte por mostrar que continua focado em aprender mais inscrevendo-se em novos cursos e fazendo referência a eles no seu curriculum. Podem mesmo ser cursos gratuitos. Veja aqui o exemplo de um curso de inglês que lhe oferece 2 semanas gratuitas »
3 – Conteúdo coerente
A verdade e que estamos a trabalhar documentos dinâmicos. Com o passar do tempo vai adicionando mais e mais informação de forma a melhorar o seu curriculum. Durante esse processo é normal que o seu estilo de escrita e modo de estar sofra variações. Atente para que esses estados não se reflitam no seu curriculum. O documento deve ser compacto e mostrar uma unidade no seu todo.
4 – Demonstrar Resultados
Mais do que elencar uma listagem de locais e empregos que teve o importante é focar-se nos resultados que obteve. Pense em números e tente passar esses números para melhorar o seu curriculum. Aumentou as vendas de algum produto? Diminuiu custos à empresa? Promoveu melhorias nos processos de gestão? Elenque os resultados obtidos e demonstre com resultados a sua importância para o futuro patrão.
5 – Palavras-Chave
O mundo é cada vez mais digital e o mundo do recrutamento também é assim que funciona. Se pretende ser encontrado nos sites de emprego e plataformas como o linkedin terá de apostar nas palavras chave certas para que os algoritmos o encontrem e mostrem nos primeiros lugares. Coloque em destaque e repita algumas vezes as palavras chave pelas quais gostaria de ser encontrado para futuros empregos.
6 – A verdade sempre
No curriculum é fácil mentir e enganar o recrutador. Mas mesmo no processo de seleção se o recrutador for mais experiente, poderá fazer uma pesquisa online e encontrar informação que identifique os seus dados como errados. Lembre-se que o curriculum é o ponto de partida para o seu futuro emprego. Depois de ser escolhido e recrutado deverá demonstrar os conhecimentos que elencou no seu curriculum. Não pense em mentir como forma de melhorar o seu curriculum. Será sempre um grande tiro nos pés.
7 – Escolha o modelo certo
Existem muitos modelos de curriculum disponíveis na internet. O ideal é não utilizar o modelo standard (euro pass por exemplo) a não ser que seja requisito da candidatura. Se possível tente personalizar o seu curriculum para a candidatura em questão. Poderá demorar um pouco mais de tempo. Mas está investindo no seu futuro.
8 – Destaque nomes importantes
Trabalhou numa grande empresa, num grande projeto ou com profissionais de renome?
Disponibilize toda essa informação no seu curriculum. Se possível tente captar algum testemunhos e recomendações de colegas de projeto, patrões ou parceiros de trabalho. Não deixe de referenciar as páginas web e perfis de empresas e profissionais de forma a que o recrutador possa facilmente validar toda a informação.
VÊ COMO É SIMPLES TER UM CURRICULUM “À PROVA DE BALA”
Se seguir estas 8 dicas será bem simples melhorar o seu curriculum e aumentar muito as suas probabilidades de ser contratado.